Uma consulta rápida nos sites de internet com as palavras chaves “emprego e futuro” nos remetem para as imensas oportunidades que temos no Brasil nos ajustes de nossa economia ao Pré-Sal, ao Meio Ambiente e às fontes renováveis de energia.
É o que confirma Lígia Guerra, analista e consultora profissional, em entrevista ao portal “Mundo Vestibular”, veja link abaixo, ao se referir às oportunidades. Segundo ela, as profissões relacionadas ao meio ambiente e aos recursos naturais já estão com boas perspectivas, e são boa aposta para o futuro. “Profissões como Agronomia, Engenharia Ambiental, Engenharia de Petróleo e Gás Engenharia Hídrica devem ter um mercado aberto por mais 10 ou 15 anos”, diz.O que tem faltado para dar certo é reverter o quadro atual de cada dez engenheiros formados pelo menos seis estarem fora de suas funções, segundo dados confirmados pelo Ipea?
A resposta é que os engenheiros, arquitetos e agrônomos precisam decidir exercer a cidadania profissional: atuar em defesa de seus próprios interesses. Deixar seus destinos profissionais nas decisões de outros não lhes trará razoável futuro. Isso significa participar das entidades que os representam, dentre elas o CREA/SP, SINAENCO, APEOP, Sinduscom, e outros.
Nesse ano haverá eleições para o Confea e o CREA de todos os estados. No estado de São Paulo a participação dos profissionais nas eleições tem sido de 15 mil (4%) no universo de possíveis votantes de 420 mil.
De outro lado, os profissionais precisam praticar reciclagem profissional, a qual os colocara habilitados ao exercício da profissão.
O Crea/SP, por exemplo, ao longo dos anos, se tornou uma instituição meramente arrecadadora. E quando sua atual diretoria divulga a todos os cantos que tem cento e vinte milhões de reais em caixa, os engenheiros que continuam fora da profissão, assim como aqueles recém-chegados ao mercado, indagam no que deu sua opção profissional lá na juventude, que lhe exigiu tanto esforço e dedicação, deles e das suas famílias, para hoje ver autarquias que regulamentam sua profissão e já foram orgulho nacional serem gerenciadas com vistas à acumulação de dinheiro.
É por isso que surgiu o Movimento Recriar o Crea/SP. Participe. Traga sua opinião e sua vontade de melhorar o Brasil através da atuação decidida dos engenheiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário