Para obter autonomia financeira e não ficar na dependência de repasses de agências de fomento à pesquisa e das oscilações da arrecadação do ICMS, que é de onde saem os recursos orçamentários da Universidade de São Paulo (USP), a Escola Politécnica (Poli) decidiu adotar o mesmo modelo de financiamento das principais instituições de ensino superior dos Estados Unidos, Inglaterra e Canadá, criando um fundo de investimento com base em doações de ex-alunos e de empresas. O fundo não substituirá os repasses do governo estadual para a USP, mas será decisivo para os investimentos na melhoria da qualidade do ensino da instituição, que hoje gasta em folha de pagamento 85% dos R$ 2,9 bilhões que recebe do Estado.
A administração dos recursos do fundo da Poli – dos quais 40% serão aplicados em renda fixa e 60% em renda variável – ficará a cargo de quatro gestoras independentes. Os dividendos serão aplicados em pesquisas que possam aproximar a USP do setor produtivo. Para evitar a interferência de empresas nas atividades acadêmicas, os projetos financiados pelos dividendos do fundo serão selecionados por um conselho a ser montado nos moldes da coordenadoria científica de agências de fomento, como a Fapesp e o CNPq.
A proposta de criação do fundo partiu dos alunos, que contrataram uma empresa especializada para assessorá-los, tomaram todas as providências jurídicas e fizeram uma doação inicial de R$ 100 mil, e foi endossada pela direção da Escola Politécnica. “Esperamos que o fundo desenvolva uma cultura de doação que ainda não existe no Brasil”, diz a presidente do Grêmio da Poli, Danielle Gazarini. Desde que o fundo foi constituído, há cerca de dois meses, as Faculdades de Medicina e de Odontologia da USP e uma associação de ex-alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro já procuraram estudantes e professores da Poli para discutir a criação de fundos semelhantes.
Considerada a melhor do mundo, a Universidade Harvard tem um orçamento anual de cerca de US$ 6 bilhões dos quais só 20% vêm do governo americano. O restante vem dos dividendos de um fundo de investimentos constituído por recursos obtidos pela prestação de serviços à iniciativa privada – basicamente pesquisas e consultoria – e por doações de exalunos. Em dezembro de 2010, os ativos desse fundo totalizavam US$ 27,5 bilhões, em valor de mercado. Quase metade dos orçamentos das grandes universidades americanas, como Yale, Princeton, Stanford, Columbia e MIT, vem de fundos.
A meta do Grêmio da Poli e da Escola Politécnica é chegar em dezembro com um total de R$ 25 milhões em doações e a estimativa é atingir R$ 800 milhões, dentro de dez anos. Com a ajuda do fundo, a Poli pretende duplicar seu orçamento anual, que hoje é de R$ 20 milhões. O primeiro projeto a ser custeado pelos dividendos proporcionados pelo fundo é um curso na área de proteção ambiental – a um custo de US$ 200 mil – que será ministrado pela instituição em parceria com a Universidade Harvard. “O plano é fazer do curso a principal bandeira do fundo. Nossa estratégia é investir primeiro em projetos de impacto mais imediato na vida dos alunos. O objetivo é ganhar visibilidade”, diz o advogado Felipe Sotto-Maior, da Endowments do Brasil – empresa que estruturou o fundo da Poli.
Estudantes e professores da Escola Politécnica estão animados. Mas, para que essa importante experiência possa ser estendida a outras universidades brasileiras, será necessário superar dois obstáculos. O primeiro é de caráter jurídico, uma vez que o Brasil ainda carece de uma legislação específica para esse tipo de iniciativa. O segundo obstáculo é de natureza política. Por razões corporativas e preconceito ideológico, sempre houve nas universidades públicas uma forte oposição a parcerias com a iniciativa privada. A alegação, obviamente infundada, é de que as doações de empresas e a constituição dos endowments comprometem a autonomia das instituições de ensino superior, em matéria de orientação pedagógica e doutrinária.
Fonte: Jornal O Estado de S. Paulo, 26 de Junho de 2011, A3.
Comentário do Movimento Recriar o CREA-SP:
Aplaudimos a iniciativa dos dirigentes do Grêmio Politécnico. Da mesma forma louvamos o endosso dado pelos dirigentes da Escola Politécnica, ao encampar a iniciativa em parceria de professores e alunos. Essa parceria é tradicional na Escola Politécnica, que no passado instituiu o Fundo de Assistência “Banco Politécnico”, cujo “funding” era arrecadado junto aos ex-alunos para oferecer bolsas de estudos aos alunos necessitados, os quais tinham o mérito de ter conseguido passar no vestibular da Poli, porém não tinham como se manter financeiramente para concluir o curso. Nas duas situações, o “Banco Politécnico”e o Endowment, são parceria de alunos e professores contando com a participação de ex-alunos e empresas.
A iniciativa já atinge outras instituições de ensino superior, e é baseada em experiência bem sucedida em outros países. O Movimento Recriar o CREA-SP apoia a iniciativa e já se ombreou manifestamente com os dirigentes do Grêmio Politécnico e com o diretor da Escola Politécnica para implantar o projeto Endowment para o que empenhará todo o potencial do Movimento, principalmente para desenvolver a cultura de doações e retribuição à Escola Politécnica.
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